21.11.11

Clínica Santa Izabel: Denúncias contra o hospício do Espírito Santo

Zulmira Fontes,no seu blog, BLOG DA ZUZU, denuncia o hospício chamado CLÍNICA SANTA IZABEL na publicação E O MEDICAMENTO PIOROU. Confira.

"Os principais assuntos abordados referiam-se aos Hospitais psiquiátricos do Estado: Adauto Botelho e Clínica Santa Izabel e seus funcionários.
No primeiro dia, foi apresentada a Clínica Santa Izabel, localizada no município de Cachoeiro, ao sul do Estado.

Tal Instituição foi apontada como um espaço protegido, do qual pouco se sabe, pouco pode ser explorado e que resiste ao processo de desinstitucionalização da loucura, mantendo em seus leitos, pacientes ditos loucos e atualizando entre seus muros práticas manicomiais como o eletro choque, abuso sexual de internos, más condições de tratamento e até mesmo casos de morte por incompetência administrativa.

A grande questão discutida foi o porquê de se manter tal clínica, uma vez que as denúncias de maus tratos são constantes. O que parece é haver interesses políticos e econômicos que impedem o fechamento da clínica tal como ela se apresenta.

Por meio de pesquisas, foi possível constatar que muito pouco se publica a respeito da clínica, aumentando ainda mais as incertezas quanto ao real modo de funcionamento do lugar."

A denúncia foi originalmente feita em 8 DE JULHO DE 2010. Hoje em dia, o dono do hospício está tentando processar Zulmira Fontes para que ela tire a denúncia do blog. E nós estamos tentando fechar esta clínica Santa Izabel, pois NÃO TOLERAMOS DESRESPEITOS AOS DIREITOS HUMANOS, NEM ABUSOS DE MAUS PSIQUIATRAS.Esses profissionais deveriam APOIAR os pacientes psiquiátricos, e não tentar processá-los. Isto para mim, já é uma confissão de culpa.

Importante: achei melhor escrever o nome da clínica da mesma maneira que a Zulmira escreveu na publicação original, mas outras fontes chamam a clínica de CLÍNICA SANTA ISABEL. E ainda há quem a chame de CLÍNICA DE REPOUSO SANTA ISABEL. E ainda há quem a chame de CLÍNICA PSIQUIÁTRICA SANTA ISABEL. A clínica fica em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Enfim, há várias denúncias na internet contra a Clínica Santa Isabel, por maus tratos contra pacientes psiquiátricos.

16 comentários:

  1. Marco Polo2:51 PM

    o senhor deveria procurar saber o que REALMENTE acontece no HOSPITAL (e nao HOSPÍCIO) e nao acreditar e sair publicando o que uma paciente da referida Clínica sai postando por aí. Seria bom o senhor vir a Cachoeiro e verificar por você mesmo, o que acontece lá dentro!

    ResponderExcluir
  2. Hospício é pouco quando se refere a Clinica de Repouso Santa Isabel LTDA. Masmorra,campo de concentração Nazista, Gueto. Não há lugar mais triste. Leia: mais de 400 pacientes sofrem maus tratos dentro de uma Clínica em cachoeiro de Itapemirim; paciente morre ao tentar fugir... Homem é espancado...Rebelião na clínica... Ana Carolina, minha filha aparece morta no interior...da mesma.
    Mostra a sua cara, Marco Polo. Você deve ser um dos que lucram com o sofrimento dos pacientes dali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:24 PM

      Concordo plenamente, lugar horrível lixo,malditos que trabalham neste lugar

      Excluir
  3. Primeiro, Sr. marco Polo, mostra a sua cara e seu nome completo, endereço, e-mai como fez o comentarist. Tudo indica que é conivente com este Campo de concentração nazista. Qúem é você? aparece? Covarde!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:10 PM

    TRABALHIE ENSTA CLINICA DURANTE 1 ANO E DIGO CHOQUES ELÉTRICOS ISTO NÃO EXISTE MUITA MENTIRA DE QUEM FALA AGORA MALS TRATOS NAO FISICOS AMBIENTE SUJO COMIDA DESPROVIDA DE NUTRIÇÂO PÉSSIMAS CONDIÇOES DE HIGIENE E TANTO FUNCIONÁRIO COMO PACIENTE SOFREM ALI DENTRO .SAO 72 PACIENTES PARA UM TECNICO DAR CONTA E A ADMINISTRAÇAÕ FALA QUE FALTAM RECURSOS , AQUILO LÁ DEVE FECHAR SIM SOU TOTALMENTE A FAVOR.OS DONOS DAQUELE LUGAR SEBASTIAO CHEFE DO SINDICATO DA SAUDE E SEU FILHO MARCELO PIRMA PSIQUIATRA SAO UM BANDO DE APROVEITADORES QUE EMBOLSAM O DINHEIRO DOS PACIENTES.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:23 PM

    Isto é realmente lamentável por que nós que temos a nossa função mental normal,saúde,casa,conforto,entre outras coisas mais, tudo na medida do possível,não podemos e nem devemos, e não temos o direito de reclamar e murmurar da vida,depois de ver a real situação destas pessoas,que são seres humanos como nós,e são indefesos.Temos que todos os dias agradecer a Deus pelo pouco e até mesmo pelo nada.C.S.S.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:45 PM

    isso não é novidade ,sei de uma psicologa e uma assistentew social que roubava a conta dos pacientes ,elas ficavam com os cartões de banco dos pacientes e esses eram loucos mesmo por confiar seus proventos a essa gente e isso foi no rj e em botafogo. minha amiga morreu ,a assistente social também ,mas antes foi bem roubada lá.não só ela como outros pacientes.essa gente da saúde mental se julga dono dos pacientes e acham que só eles tem razão.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:51 PM

    olha, tenho um irmao que ja se internou la, ele nao conta nada mais pede pelo amor de Deus pra nao deixar ele mais la. fico muito triste , gostaria de saber mais a respeito dessa clinica.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:20 PM

    Se vocês sofrem ai com essa clínica Santa Izabel, precisam ver como aqui sofrem os pacientes da clínica Bom viver - um descaso total, o diretor de faz pouco caso e vistas grossa, pois o que importa é o que recebe dos pacientes, principalmente os que são particulares. Quanto mais tempo fica na clínica mais dinheiro se ganha com internamento. Agora, exatamente agora, a clínica encontra-se em reforma, as alas estão misturadas - pacientes lúcidos, com drogados e com loucos e vegetativos mentalmente. Os pacientes estão sempre entrando em conflito, pois todos os tipos de patologias mentais estão misturadas...não existe um tratamento adequado para para as patologias...só dopamento e contimento(amarrar o paciente à cama e dá injeção que o deixa babando feito cachorro de tão dopado. A clínica bom viver, de clínica só tem nome, pois mais parece uma cadeia, psicológos, técnicos, enfermeiros, apoios e médicos são coniventes com o que acontece lá. Pois quem não for é demitido. O que ocorre é que não existe terapia ou tratamento psicológico - existe tratamento dopativo. Pois quando o paciente está para receber alta a medicação é reduzida, com o propósito do paciente logo voltar, seja paciente usuário de drogas ou não. Não existe o tratar existe o prender e depois soltar e prender e soltar. O que mais se ver é reicindente de 4 ou mais vezes. Sem falar na humilhação com que é tratado o paciente, quando dá entrada nessa clínica, ser exposto a um revista como se tivesse entrando num presídio de segurança máxima e todos lá acham normal. Para se entrar qualquer objeto para pacientes precisa ser registrado e se o profissional - cuidador - tecnico de enfermagem não registra corretamente o paciente é acusado de roubo, rolo ou furto. Pois para a clínica e seus profissionais só porque um paciente é usuário de drogas - logo, é marginal. É lamentável o que acontece lá dentro, sem falar nas desordem acometidas por pacientes barra pesada que dão entrada por uso de drogas - na maioria das vezes usuários que já não têm mais jeito. E perturbam aqueles que são mais tranquilos - todos esses ficam na chamada Masculina 2 ou M2. Existe uma ala Vip A chamada M1 - onde os médicos só colocam os pacientes que pagam melhor ou que seja conhecidos deles ou do diretor ou ainda o melhor plano de saúde. Até que ponto chegamos com a saude mental nesse país - para ser atendido dignamente, precisamos ter os melhores planos e moral com o corpo e junta médica.
    É lamentável mesmo. Podemos tratar os nossos entes numa clínica onde existe a presença de drogas onde ironicamente, queremos afastá-los delas. Lá na chamada M2 a escória da clínica é muito fácil encontrar entorpecente indo de encontro ao princípio e e missão escrita na plana da clínica - Tratamento de dependência química. Bom, tenho muito mais para contar. Será que o ministério público não pode averiguar essa situação? A clínica se encontra no Bairro da Santa Mônica em Salvador. Clínica Bom Viver - mais parece bem morrer.

    ResponderExcluir
  9. ja fui paciente desta clinica e realmente o descaso e gritante alem de maus tratos,abusos sexuais entre os internos e muitas outras coisas q soa chocantes os pacientes sao tratadoscomolixo humanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc lembra do nome da chefe e enferrmagem??

      Excluir
  10. Meu Deus!
    tenho uma amiga que foi internada lá recentemente!
    estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2:08 PM

    Penso que muitos que criticam Clinica de Repouo Santa Iszabel, deveriam primeiro ter noçao de psicopatologia, um transtorno mental é diferente de outras doenças que levam pacientes a ficarem internados em hospitais gerais (cardiaco, pulmonar, renal, CA...), pacientes em hospitais gerais estao acamados muitos nao tem força nem para comunicar, em clinicas psiquiatricas devido a propria psicopatologia sao pacientes delirantes, agressivos, com péssimas higienes pelo fato de estarem fora da realidade, em delirio gente, eles vivem os delirios deles como se fossem realidade, agitaçao psicomotora, um quadro de sintomas que prejudica muito sua relaçao com o meio em que esta inserido, seja SUS ou particular, peço para quem nao acreditar fazer uma visita numa clinica particular e observar se estao quietinhos, deitados, calmos, diferença é que nosso país nao investe na saúde, e exigem que clinicas qualquer uma ofereça um tratamento de otima qualidade. Tem que conhecer a realidade dentro da clinica para falar que é matadouro.Bjimmm

    ResponderExcluir
  12. Bom não ia comentar; mais vendo se tratar de um blog sério,eu fui paciente da citada clínica Santa Isabel-sou aqui do estado do espírito santo-cachoeiro de Itapemirim fica a 30 Km,da cidadezinha de onde moro; pois bem tive 02 internações,a primeira em 1999,e a segunda em 2002,e foi um inferno: apanhei de internos, fui roubado, várias vezes vi todo tipo de depravação humana...na segunda vez minha mãe teve que pagar enfermeiros pra tomarem conta de mim... não fui roubado, mais lá dentro começaram a me humilhar,os enfermeiros e funcionários, logo depois os grandes de lá viram que eu tinha enfermeiros pagos,deram um jeito de remaneja-los para um hospital aqui de Cachoeiro...o banho era coletivo,e havia muita promiscuidade homossexual, muitos pacientes gays tinham relação ali mesmo com seus parceiros, tinha gay de até 70 anos!!!, mortes;vi 02 nas minhas internações...as camas a época eram de madeira,os pacientes pegavam as ripas do estrado e faziam fisgas, com isso furavam o umbigo dos outros...a cozinha era outra coisa estranha,a mesa era de alvenaria mais os bancos de madeira pesada, não havia garfos.mais os pratos era de vidro...e tantos e tantos absurdos, só não fui abusado porque havia pessoas boas, enfermeiros e enfermeiras que simpatiza ram comigo... mais quase fui morto em duas ocasiões por internos Barra pesadas (lá também havia drogados, assassinos, pivetes), havia sim em cada andar os setores:era o GB 1- reservados aos doentes mentais que já nasciam assim__ GB 2- pacientes que eram viciados em drogas__ GB 3-pacientes que eram alcoólatras__GB 4-onde eu ficava pacientes com depressão (lá diziam que tinha esquizofrenia) por conta disso uma vez me administram eletro choque-minha mãe quase processou a clínica, só não fez pois na época, não havia muita informação... quando saí daquele pesadelo,vi aqui na TV local, ainda o notícia de mortes lá dentro,e mais adiante, que não receberia mais pacientes do SUS, mais tem uma que recebe é um pouco menor, mais não deixa de ser um inferno na terra, estou falando do CAPAAC, que fica no bairro Caiçara...fui lá levar uma pessoa conhecida para avaliaçãoe e em 02 horas,o horror de ser maltratado,por enfermeiros me veio a mente...eu sei que pacientes com transtornos são impossíveis de se lidar,tiram a roupa,fazem necessidades na frente de muitas pessoas etc, mas confimar em uma masmorra não é o certo, é um retrocesso, coisa da idade média, ditadura, Alemanha nazista, já há desde o ano 2000 no Brasil os caps, então humanizar é o caminho,e tenho dito...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3:29 PM

    Ex cuidado lugar matadouro

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you