6.2.12

Grupo terapêutico do terror e do constrangimento

Abaixo, vejam a conclusão de minha matéria Abusos e constrangimentos que causam surtos.

Os técnicos do CAPS infernizavam minha vida porque eu estava dirigindo uma oficina de muito sucesso, que fazia mais pessoas vir ao CAPS.

Além de ser infernizado pelos técnicos do CAPS que queriam trabalhar cada vez menos, eu sofria o bastante com as alucinações causadas pelo lítio.

A pressão era grande. Em alguns momentos até me chamaram num canto e fizeram ameaças e intimidação. Por isso, depois de ser muito hostilizado achei melhor me afastar. Para proteger minha saúde.

Três meses depois fui chamado ao CAPS da forma mais constrangedora possível: uma ambulância do CAPS foi a minha casa! E como não me encontraram, foram falar com a vizinha sobre isso! Os detalhes estão nos meus textos Abusos e constrangimentos que causam surtos parte 1 e 2. Pois agora eu vou descrever o terror e o constrangimento que eu passei naquele grupo.


Na quarta-feira fui ao CAPS e falei com a técnica que era coordenadora do grupo terapêutico, que eles chamavam de grupo de referência. O nome grupo de referência é o novo nome que os novos técnicos deram ao antigo nome, "grupo de medicação". Para mim vai ser sempre grupo de medicação. Pois nesse grupo só se fala de medicação.

Pois bem. Disse à coordenadora que me afastei por causa das irregularidades. Ela queria que eu falasse quais eram as irregularidades. E eu disse que falaria sobre isso na ASSEMBLEIA do CAPS. Pois quando há irregularidades, a coisa deve ser compartilhada com TODOS. (É óbvio, não acha?)

Quando ela tentou, de todas as formas, me fazer dizer quais eram as irregularidades a impressão que me passou era que ela estava querendo ABAFAR A COISA. Ou seja, esconder o que havia de errado. Ou seja, eu falava para ela e a coisa morria ali.

No dia seguinte, na quinta-feira, fui ao grupo de medicação, como prometido. Procuro cumprir minhas promessas.

Nesse grupo terapêutico, a coordenadora começou falando para as pessoas do grupo sobre meu "afastamento do tratamento" e TENTOU MAIS UMA vez me fazer falar sobre os problemas administrativos do CAPS. Ora, o lugar de se discutir problemas administrativos do CAPS é na ASSEMBLEIA do CAPS.

REALMENTE a impressão que eu tive foi que ela estava tentando fazer que as pessoas do grupo achassem que eu não estava bem. Ou melhor, ela queria que as pessoas achassem que eu estava LOUCO. Logo, toda a reclamação que eu fizesse contra o CAPS seria delírio.

Eu expliquei para o grupo que eu estava muito bem. Que estava dormindo bem, etc.

Mas, sinceramente... naquele grupo, eu achei que talvez eu estivesse tendo alucinações.

Eu dizia que só falaria sobre tratamento com um MÉDICO. Mas a coordenadora dizia que não ia agendar para eu falar com a médica se eu não dissesse o que estava "acontecendo". (Para falar com médico na época só podia com agendamento, pois só havia um médico, por CAPS. E, infelizmente, ainda hoje só há um médico por CAPS, O QUE É UMA VERGONHA.) Expliquei que a LEI me dava a garantia de ter presença médica, e que eu só tinha ido ao grupo para poder falar com a médica. (Eu ia explicar para médica que, de forma alguma eu voltaria a tomar lítio ou risperidona, mas aceitaria voltar a tomar haloperidol, haldol.)

Daí uma mulher que estava no grupo disse algo como: "O que você sabe sobre lei? Qual é a sua formação?"

Quando eu estava abrindo a boca para responder, a coordenadora respondeu por mim, como se soubesse tudo da minha vida.

Naturalmente eu sei sobre leis por ter participado de vários congressos de saúde mental e ser um militante dos direitos humanos, civis e da luta antimanicomial. Não sei o que minha formação tem a ver com isso.

REALIDADE OU DELÍRIO?


Aquela mesma mulher que tinha perguntado sobre minha formação começou a falar no celular no MEIO DO GRUPO. Ela falava ao telefone com outra pessoa que estava perguntando o que fazer com um certo paciente psiquiátrico que estava se recusando a tomar a medicação. Consultou a coordenadora sobre isso. A coordenadora respondeu, dizendo, "Chama o SAMU! Paciente que não quer tomar a medicação tem que ser internado."

Naquele ponto, sinceramente, eu achei que talvez já eu estivesse delirando, e fiquei muito preocupado com isso. Que coordenadora falaria para chamar o SAMU diante de mim,
que sempre GRITEI nas assembleias do CAPS CONTRA internações forçadas?

Além disso, a coordenadora terminou a reunião dizendo que não ia agendar médico enquanto eu não falasse tudo que estava acontecendo para ela. E que além disso ela "PROIBIRIA" que o coordenador da assembleia me deixasse falar.

A assembleia acontecia na quarta-feira. Porém, antes da quarta-feira chegar, eu entrei em surto, acabando sendo internado. Estava bem em casa por três meses. Ao ir ao CAPS, acabei surtando e sendo internado em menos de uma semana.

Depois, fiquei afastado do CAPS por mais de seis meses, bem, em casa. Até ficar sabendo que a direção do CAPS estava faltando com uma responsabilidade. Fui ao CAPS cobrar sobre isso.

Nem preciso dizer que vi coisas horríveis. E que, novamente, em menos de uma semana, eu estava sendo internado, novamente. (Sic).

7 comentários:

  1. Anônimo3:36 AM

    Queria só te dar uma dica. Não fique esperneando sobre leis. Tenha um advogado contratado previamente para que os obrigue a cumprí-las.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:37 AM

    Quando eu digo previamente, tem que ser mesmo, porque e se vc fala que vai contratar um e eles disserem "e como é que vc vai fazer pra ligar pra ele? Nao vamos te deixar telefonar."

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:39 AM

    Tá na hora de acabar com a moleza desse povinho!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:54 PM

    Aí é foda não vira

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo tudo q vc sofreu foi terrível estou até me sentindo triste pude sentir sua dor mais sabe tudo isso te feriu mais não te matou então isso o tornou mais forte e agora vc tem a oportunidade de ajudar outros com sua história todo esse processo te fez mais forte sábio e abriu seu entendimento sobre outros assuntos sim vc deve pro ajuda da lei mais vc também q já era esclarecido em assuntos vai aprender mais e mais quem sabe em poucos anos não teremos mais um doutor da lei isso deve te impulsionar a lutar seguir é prosseguir
    E antes a todas perturbações alucinações visões vozes vultos é tudo mais bom q vc já se trata com a medicina mais eu digo agora que tudo que o perturba caia por terra em nome de Jesus Cristo que todo mal saia agora q o Senhor o Deus de Abraão entre agora na sua causa e te dê vitória em nome de Jesus Cristo
    Senhor concede a esse homem equilíbrio paz tranquilidade acrescenta o falta em todas as áreas de sua vida seja sentimental espiritual familiar psicológica emocional trabalha Deus no espírito alma e corpo e por esse homem em lugares de excelência dentro do Teu querer e da Vossa vontade Senhor Deus Altíssimo em nome de Jesus Cristo amém amém e amém

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta? Pense no fato de ter pessoas que tomam esses carbamazepina por um problema tipo ataques de confucao mental e ataques de a eleplepisia tão esse remédio pelo resto da vida tem tratamento ou não ?.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:44 PM

    Qual o melhor laboratório da carbamazepina? teuto ou Neo Química?

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you