31.8.13

Parem de culpar os pacientes psiquiátricos por suas crises

Quando um paciente psiquiátrico sofre uma crise é muito comum dizerem que foi porque parou de tomar os remédios. Se uma pessoa para de tomar um remédio psiquiátrico é ÓBVIO que a pessoa faz isso porque a tal medicação NÃO ESTAVA surtindo efeito. Essa minha mensagem vai para as várias famílias de pacientes psiquiátricos. Antes de mais nada, antes de prescrever qualquer psicotrópico (medicação psiquiátrica), o médico deveria encaminhar o paciente para um exame laboratorial para verificar se a pessoa não tem alergia à medicação. Se isso não foi feito, obviamente o médico foi irregular. Esse médico irregular deveria ser punido. E em caso de qualquer crise futura do paciente, deveria ser DUPLAMENTE punido.

A abolição da escravatura no mundo se concretizou por volta de 1888, ou seja, 125 anos desde que a escravidão se tornou proibida no mundo. Na época da escravidão havia muito preconceito contra negros, que eram considerados inferiores, maus, etc. Criaram, para os negros fujões, a doença DRAPETOMANIA, que diziam se tratar de uma doença que fazia os escravos quererem fugir. Pois consideravam o tratamento dado aos escravos bom demais. A discriminação contra negros continua, principalmente nos Estados Unidos, onde ainda existe segregação nos dias de hoje, apesar de haver um presidente negro.

Porém, há menos de 80 anos (décadas de 1930 e 1940), pacientes psiquiátricos eram jogados em câmaras de gás, sob o pretexto de que seria o melhor para eles. Os profissionais de saúde mental da época conversavam com as famílias e diziam que seria o melhor para o paciente, que assim ele encontraria a PAZ, ficaria bem, enfim. Não importava se o paciente dissesse o contrário. O que valia era a palavra do terapeuta. Você não percebe que você está fazendo a mesma coisa hoje em dia?

Uma pessoa enviou os dois comentários abaixo que mostram discriminação e preconceito, e talvez a pessoa não perceba a discriminação, então vou indicar onde a discriminação e preconceito ficam mais claros:

Essa pessoa Anônima comentou:
"Não abandonem seus tratamentos, sejam sinceros com seus terapeutas, amigos e familiares. Quando vocês abandonam o tratamento e entram em crise, abandonam o emprego, se endividam, ficam doentes, grávidas (os), usam drogas, destroem a casa, o carro, ficam violentos, ficam sem ter onde morar, quem aguenta é família."

Essa pessoa Anônima comentou, também:
"Mas muitos bipolares abandonam seus tratamentos porque querem, mesmo em famílias que aceitam e sempre, aceitam de volta, quando causam seus estragos em suas vidas pessoais. Não adiantam negar, são pacientes extremamente egoístas, se que vitimizam. Quando vocês largam seus remédios porque querem e entram em crise, a verdade é que todos sofrem, por causa de vocês. Enquanto isso, vocês são tratados como doentes, que não tinham culpa do que faziam. Então não escolham fazer, não larguem seus remédios. Muitas famílias enfrentam problemas por causa do paciente e não o contrário. Não é a família que deixa vocês doentes. Pode até ser, mas não para todos. Para muitos, é a família que sempre salva e arruma os estragos de vocês, paga as dívidas, etc/"

Existem pessoas que se mataram com psicotrópicos, Eu perdi alguns amigos que se mataram com psicotrópicos. E há pessoas famosas que se mataram com psicotrópicos. Você sabia que o cantor Kurt Cobain se matou com medicações psiquiátricas? E você sabia que Elvis Presley tambem morreu com uma overdose de medicações psiquiátricas? Ambos morreram com psicotrópicos que eram prescritos por seus médicos. Os terapeutas de seu familiar paciente psiquiátrico não lhe informou sobre isso quando dizia que os pacientes não podem viver sem medicação, não é verdade? O terapeuta de seu familiar paciente não foi SINCERO, não é verdade? O terapeuta de seu familiar paciente também não informou que há vários registros que deixam claro que medicações psiquiátricas causaram comportamentos violentos, como você pode ler no site SSRI Stories, em inglês. Portanto a medicação psiquiátrica não é tão maravilhosa quanto dizem.

Se uma pessoa diz que não quer tomar a medicação, RESPEITE-A, e APOIE-A, pois você não sabe os efeitos que ela está sentindo. E talvez, se ela continuasse tomando a medicação, cometesse suicídio, como Kurt Cobain cometeu. Portanto, não importa se ela perdeu o emprego, fez isso ou aquilo. Pelo menos não cometeu suicídio como Kurt Cobain. Se uma pessoa está tomando medicação psiquiátrica e está se dando bem, apoie-a também, apenas informe-a das sequelas reais, para que a pessoa não se iluda.

Há 125 anos o comércio de negros como escravos foi proibido, porém a discriminação continua até hoje. Há menos de 80 anos, pacientes psiquiátricos eram mortos em câmaras de gás, com justificativas legais e com aprovação das famílias. O que você acha que é pior? a escravatura de negros ou a forma que pacientes psiquiátricos eram tratados? Se a discriminação contra os negros não acabou em 125 anos, você acha que as monstruosidades que eram feitas contra pacientes psiquiátricos mudariam em menos de 80 anos?

Ninguém abandona tratamento sem motivos. Quando abandona, é porque o tratamento não agrada a pessoa, logo não está gerando resultados positivos. As pessoas se tratam para se sentir bem, e não o contrário. E dá para perceber sua FALTA DE APOIO MORAL ao paciente familiar seu. Você ajudaria mais se apoiasse essa pessoa MORALMENTE em vez de culpá-la por tudo isso. Se você fala tanto mal de seu familiar paciente, você ainda acha que você não deixou essa pessoa doente? Pare e pense um pouco. Se você a apoiasse moralmente, ela certamente estaria trabalhando, pois sua auto-estima aumentaria; e sua família não teria que pagar por suas dívidas. Apoio MORAL vale muito mais que dinheiro. Pense nisso. Depois de ler os efeitos dos remédios, espero que seus preconceitos diminuam. Entenda que medicação psiquiátrica pode ser até bom para algumas pessoas, mas para outras será insuportável e poderá, de fato, levar essa pessoa ao suicídio! Existem pessoas com uma indisposição natural para drogas, e essas pessoas NUNCA se darão bem com NENHUM psicotrópico. Entenda isso.

E existe a psiquiatria ortomolecular, que é baseada na alimentação correta, e que pode substituir os psicotrópicos com sucesso. E na história do tratamento de doenças mentais existem, sim, pessoas que ficaram bem sem medicações. Se o terapeuta de seu familiar paciente não lhe informou sobre isso ele omitiu informação importante.

Um exemplo simples: Frank Sinatra era considerado bipolar, mas ele nunca tomou medicação psiquiátrica e viveu sua vida, foi um sucesso. Porém, hoje em dia, maus profissionais de saúde mental dizem que os pacientes psiquiátricos não podem viver sem medicação, e isso É MENTIRA. De acordo com a literatura médica, muitas pessoas se recuperaram da doença mental, sem ter que tomar psicotrópicos por toda a vida, já que nem existiam esses psicotrópicos modernos para ingestão diária. Por exemplo, o paciente psiquiátrico Clifford Whittingham Beers, que foi internado várias vezes, se recuperou e foi um sucesso na vida. Ele morreu em 1943, com 64 anos, numa época em que ainda não existiam os psicotrópicos modernos.

Antes da era dos psicotrópicos modernos, um paciente que tinha um surto que levava a internação somente tinha outro surto dez ou vinte anos depois. E às vezes, só tinha um surto na vida. Hoje em dia, a maioria dos pacientes que sofre um surto psiquiátrico que leva a internação tem outro surto logo em seguida, um ou dois anos depois. É óbvio que esse aumento das recaídas foi causado pelo advento dos psicotrópicos! As pessoas não conseguem suportar os efeitos colaterais dos psicotrópicos e ficam descompensadas e sofrem um outro surto.

Hoje, há opções como a medicina ortomolecular, que não agridem seu corpo e mesmo se os psicotrópicos que você esteja tomando estejam aparentemente funcionando bem, eles vão deixar sequelas, é um FATO. Mas é bem verdade que as sequelas são mais brandas em algumas pessoas. Mas como eu disse antes, tomar sol fora do horário apropriado é prejudicial para todo mundo, mas afeta mais as pessoas com a pele mais branca. É a mesma coisa com os psicotrópicos, por exemplo, uma pessoa com um rim mais frágil será mais prejudicada pelo lítio, enquanto alguém com um rim mais saudável poderá ficar melhor com tal medicação. Mas, infelizmente, as sequelas no rim, a longo prazo, afetarão TODOS OS PACIENTES QUE TOMAREM TAL MEDICAÇÃO.

Psicotrópicos não são tão necessários e podem ser muito prejudiciais - isso é um fato - para as outras áreas da saúde do indivíduo, causando outras doenças como sequelas. Não são tão necessários, pois poderiam ser substituídos por medicina ortomolecular ou medicina homeopática, que são mais eficazes e baratos. Evidentemente, os psicotrópicos são mais prescritos porque geram mais RECEITA, geram mais lucro e dão menos trabalho para os psiquiatras. Para prescrever um tratamento em medicina ortomolecular tem que ser um atendimento demorado, e assim é com homeopatia e também quando uma pessoa se trata com psicanálise. Porém é possível um psiquiatra prescrever um psicotrópico depois de poucos minutos de consulta, podendo assim atender mais pacientes e lucrar mais. Se você tolera corrupção, continue apoiando o comércio dos psicotrópicos. Apenas lembre-se que você é cúmplice.

Eu falarei mais sobre literatura médica na publicação de amanhã.

***

Veja, abaixo, os dois comentários completos.
Os comentários foram deixados na publicação sobre Passe Livre. Então acho que estavam num lugar não tão apropriado, por isso os coloquei aqui.

Uma pessoa Anônima comentou:
"Deficiência?
Sério?
Quando estabilizados? Quando fazem sua psicoterapia, tomam a medicação, cuidam do corpo, mente e alma? Se vocês fazem isso, são absolutamente saudáveis e não deficientes. Não vivem dizendo que "loucura é normal"? Claro que é. Então vocês são normais e não deficientes.
Não abandonem seus tratamentos, sejam sinceros com seus terapeutas, amigos e familiares. Quando vocês abandonam o tratamento e entram em crise, abandonam o emprego, se endividam, ficam doentes, grávidas (os), usam drogas, destroem a casa, o carro, ficam violentos, ficam sem ter onde morar,quem aguenta é família."

Uma pessoa Anônima comentou:
"Concordo. Nem toda doença mental é hereditária. Mas muitos bipolares abandonam seus tratamentos porque querem, mesmo em famílias que aceitam e sempre, aceitam de volta, quando causam seus estragos em suas vidas pessoais. Não adiantam negar, são pacientes extremamente egoístas, se que vitimizam. Quando vocês largam seus remédios porque querem e entram em crise, a verdade é que todos sofrem, por causa de vocês. Enquanto isso, vocês são tratados como doentes, que não tinham culpa do que faziam. Então não escolham fazer, não larguem seus remédios. Muitas famílias enfrentam problemas por causa do paciente e não o contrário. Não é a família que deixa vocês doentes. Pode até ser, mas não para todos. Para muitos, é a família que sempre salva e arruma os estragos de vocês, paga as dívidas, etc/"

-

Um comentário:

  1. Gostei imenso do texto, nem todos os pacientes psiquiátricos se "vitimizam" de propósito, se para eles a medicação está surtindo efeitos colaterais insuportáveis, eles DEVEM SER OUVIDOS e é preciso repensar esta medicação.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you